domingo, 25 de janeiro de 2009

Divulgação



Um dos problemas que me têm preocupado é a divulgação do blog, como fazer conhecer este meu portefólio ou o blog de ajuda interactiva?

É por isso que peço hoje a vocês cibernautas a vossa ajuda =) Para ajudar e informar também preciso de vocês!

Por favor divulguem o blog e visitem:

http://autism-world.blogspot.com

Realização do Trabalho


Para a realização deste trabalho foi necessário descobrir e conhecer como utilizar programas tais como vdonwload, programas de vídeo assim como jogos educativos para autistas grátis.
A pesquisa evoluiu de forma inesperada, já que no trabalho final é possível verificar a presença de informação de tratamentos médicos, actividades para realizar com autistas, como também a influência que as TIC tem sobre a vida das crianças.
O autismo afecta 1 em cada 150 crianças. Enquanto futuras educadoras e professoras e bom termos um mínimo de informação e preparação sobre o assunto, para podermos agir da melhor forma possível com crianças que têm necessidades educativas especiais. As aulas de TIC foram muito importante tanto a minha evolução pessoal e educativa. Tenho agora noção do grande avanço que é a possibilidade de usar a Internet assim como ter acesso a base de dados da universidade. A investigação torna-se inteiramente facilitada. Mas nem tudo é um mar cor de rosa. Deve-se ter em atenção a correcta utilização das tecnológicas que da mesma forma que nos ajudam tanto em assuntos como autismo ou sobre qualquer outro, nos pode tornar também dependende, e mesmo até "autistas" cortados do mundo factual e presos do mundo virtual.

Contactos

Em caso de qualquer dúvida contacte:

oautismo@hotmail.com

AMA


Associação de aMigos do Autista
Possui muita informação útil tanto a nível informativo como educativo.
Visite!

sábado, 17 de janeiro de 2009

APPDA



Federação Portuguesa do Autismo
Pela importância que tem a informação filtrada e clara, achei importante acrescentar este link no blog. Foi a partir da descoberta deste endereço que me apercebi que não há necessidade de fornecer mais informação mas sim orientar as famílias desamparadas, professores com falta de preparação às crianças autistas. Eles precisam da nossa ajuda e nós precisamos da deles para nos orientar e possibilitar-lhe as melhores condições de vida possível.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Papel das TIC



As TIC tem tido uma grande importância para os jovens, adultos,crianças autistas, assim como pais e educadores, quer seja para divulgar informação sobre novos tratamentos disponíveis no mercado, proporcionar jogos interactivos ou actividades ou até mesmo possibilitar a comunicação. Hoje em dia existe uma criança autista em cada 150 que nascem. Aprender a lidar com as situações nem sempre é tarefa fácil. Mas as TIC estão do nosso lado e partilhar experiências de vida entre pais e educadores é importante. Para isso foram construídos vários foruns tais como:

Forum Pink Blue
De Mãe para Mãe
Forúm Americano

Não estamos sozinhos nessa luta. As TIC proporcionam uma ajuda fundamental, que não deve ser esquecida.

Terapia para Autistas


Cada caso é um caso assim como cada tratamento deve ser aplicado em função do grau e tipo de autismo. Mesmo assim achei importante e interessante partilhar no meu portefólio o incrível resulto de uma terapia realizada com crianças autistas:
'Autismo Revertido'

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Programa para autistas


Esta é uma das actividades que podem ser realizadas por autistas.
As TIC vão assim ir de encontro com os seus interesses:
http://pecsplace.com/
http://www.zacbrowser.com/

Nova Cura para o Autismo?




Foi recentemente descoberto a acção milagrosa das células estaminais em varias doenças genéticas e neurológicas. Graças ao seu poder de diferenciação, conseguem substituir tecidos danificados do cérebro que dão origem à doenças neurológicas. Para mais informações: ver artigos da revista Nature Biotechology em ''stem cells''.


Apresento também o vídeo, fruto da pesquisa, de uma menina autista a quem foi administrado esse tratamento com resultados inesperados:


Second Life with autism

Após ter continuado com a longa pesquisa sobre o autismo deparamos com outro video interessante que quero partilhar convosco por oferecer essa tal visão que tenho tentado partilhar através deste blog e do meu portefólio.
Encontrarão também uma melhor explicação do vídeo ''In my Language'' assim como outros feitos que a autista em questão realizou de forma prodigiosa e a quem dedico hoje a postagem pela sua inteligência e bravura.

Material Teórico


Apesar da minha pesquisa se ter orientado principalmente em tentar abrir uma nova perspectiva sobre os autistas e o seu mundo, tive em conjunto com o grupo a preocupação de procurar informações válidas tal como o artigo de Randell, T que aconselho a ler, ja que aborda o assunto das TICs e do autismo. já dos livros mais aconselhados e mais lidos sobre o assunto podem ser divididos em 3 categorias (foram por sua vez escolhido um para cada categoria por entre os melhores):

- Dedicado aos pais:
Children with Autism: A Parent's Guide by Michael D. Powers, ed. (Woodbine House, 1989). Guia para tratamentos, educação e problemas legais.

- Dedicado a educação:
Teaching Children with Autism: Strategies to Enhance Communication and Socialization by Kathleen Ann Quill.


- Dedicado aos tratamentos:
Autism Treatment Guide by Elizabeth K. Gerlach (breve explicação e apresentação dos tratamentos disponíveis em função do tipo de autismo da criança em questão)

Sintomas


Reconhecer uma criança autista nem sempre é tarefa fácil. Ter numa sala de aula, creche, ou no seio da família uma criança diferente, que não responde as nossas interacções é frustrante. Mas quanto mais cedo for identificada a doença mais fácil é gerir com os tratamentos, educação ect. tornando as relações viáveis e enriquecedoras em função do diagnostico.

In my Language

Este vídeo foi realizado por uma jovem autista que aprendeu a servir-se do computador de forma genuinamente avançada. Ela é a prova que as TIC podem ser uma forma de ligação com estes jovens, adultos e crianças autistas.
Ela, sem dúvida, criou uma ponte entre os 2 mundos (o deles e o nosso) que nos permite entender mais um bocado a complexidade das suas relações com o mundo.

Autismo


A diferença é necessária à evolução!

Portefólio Interactivo




Este ano lectivo integramos no nosso programa a disciplina de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Fiquei logo intrigada com o que viríamos abordar, mas fazendo parte da nova geração informatizada, que nasceu e viveu no meio das tecnologias, já tinha desde do inicio a noção da importância da disciplina.
Restava-me agora entender como utilizar toda essa tecnologia ao meu favor no seio de um contexto sala de aula.
Esta foi a primeira questão que cheguei a por em causa. Mais à frente, através dos convidados disponibilizados pelo professor fui obtendo diversas respostas, opiniões, assim como ideias para a aplicação das TIC de forma favorável as crianças.

Aprendi através das aulas a usar a base de dados da universidade com a qual não me encontrava familiarizada. É verdade que tem vindo a facilitar imenso qualquer dos trabalhos que tenho vindo a realizar.

As aulas seguiram-se com a elaboração e exploração de um tema relacionado com as TIC A escolha do tema não foi tarefa fácil, mas após uma longa pesquisa e concordância com o grupo concluímos que deveríamos arranjar um tema útil e de acordo com as nossas futuras necessidades enquanto professoras. Foi principalmente por este motivo, assim como a nossa preocupação como a utilidade das TIC na vida das crianças com necessidades educativas especiais, que surgiu em concordância com o grupo, o tema do AUTISMO.

Para iniciar a nossa pesquisa através de artigos credíveis, usamos a base de dados da universidade que para alem de reunir informação de todo o tipo, fornece também uma informação segura e filtrada.
Isso só prova a necessidade que uma professora tem em filtrar e ensinar a filtrar a informação aos seus alunos da mesma forma que nos foi ensinado a usar informação válida neste projecto.

De seguida a minha pesquisa pessoal focalizou-se em descobrir a existência de casos reais que pudessem ser um exemplo para as gerações futuras, em que o uso das TIC é favorável às crianças autistas. Para alem disso notei que a divulgação de informação sobre estas crianças tem vindo a ajudar muitas famílias assim como professores.

Existem varias actividades que podem ser realizadas com elas nas quais devem ser englobados os seus interesses e personalidades. Não é porque são diferentes que devem ser postos de lado ou ignorados. É essa mesma diferença que os torna únicos e especiais. As TIC não devem obrigar a criança a começar a comunicar da mesma forma que nós, visto existir essa impossibilidade, mas permitir-nos criar uma ligação entre o seu mundo e o nosso, possibilitando irmos de encontro com os seus gostos e desejos.

É a união entre os autistas e o nosso mundo que pretendo demonstrar possível através da criação deste portefólio on-line. Assim como a melhor forma de nos adaptar as suas diferenças.

Obrigada a todos os visitantes :)