quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Portefólio Interactivo




Este ano lectivo integramos no nosso programa a disciplina de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Fiquei logo intrigada com o que viríamos abordar, mas fazendo parte da nova geração informatizada, que nasceu e viveu no meio das tecnologias, já tinha desde do inicio a noção da importância da disciplina.
Restava-me agora entender como utilizar toda essa tecnologia ao meu favor no seio de um contexto sala de aula.
Esta foi a primeira questão que cheguei a por em causa. Mais à frente, através dos convidados disponibilizados pelo professor fui obtendo diversas respostas, opiniões, assim como ideias para a aplicação das TIC de forma favorável as crianças.

Aprendi através das aulas a usar a base de dados da universidade com a qual não me encontrava familiarizada. É verdade que tem vindo a facilitar imenso qualquer dos trabalhos que tenho vindo a realizar.

As aulas seguiram-se com a elaboração e exploração de um tema relacionado com as TIC A escolha do tema não foi tarefa fácil, mas após uma longa pesquisa e concordância com o grupo concluímos que deveríamos arranjar um tema útil e de acordo com as nossas futuras necessidades enquanto professoras. Foi principalmente por este motivo, assim como a nossa preocupação como a utilidade das TIC na vida das crianças com necessidades educativas especiais, que surgiu em concordância com o grupo, o tema do AUTISMO.

Para iniciar a nossa pesquisa através de artigos credíveis, usamos a base de dados da universidade que para alem de reunir informação de todo o tipo, fornece também uma informação segura e filtrada.
Isso só prova a necessidade que uma professora tem em filtrar e ensinar a filtrar a informação aos seus alunos da mesma forma que nos foi ensinado a usar informação válida neste projecto.

De seguida a minha pesquisa pessoal focalizou-se em descobrir a existência de casos reais que pudessem ser um exemplo para as gerações futuras, em que o uso das TIC é favorável às crianças autistas. Para alem disso notei que a divulgação de informação sobre estas crianças tem vindo a ajudar muitas famílias assim como professores.

Existem varias actividades que podem ser realizadas com elas nas quais devem ser englobados os seus interesses e personalidades. Não é porque são diferentes que devem ser postos de lado ou ignorados. É essa mesma diferença que os torna únicos e especiais. As TIC não devem obrigar a criança a começar a comunicar da mesma forma que nós, visto existir essa impossibilidade, mas permitir-nos criar uma ligação entre o seu mundo e o nosso, possibilitando irmos de encontro com os seus gostos e desejos.

É a união entre os autistas e o nosso mundo que pretendo demonstrar possível através da criação deste portefólio on-line. Assim como a melhor forma de nos adaptar as suas diferenças.

Obrigada a todos os visitantes :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário